sexta-feira, 4 de abril de 2014

5 dicas de como viajar de trem pela Europa


1) Bagagem

Ao viajar de trem a sua mala terá que ser compacta porque andará sempre junto  com você. Aqui a mala vale cada quilo que pesa. Dê preferência as de rodinhas. Mais um motivo para pensar bem o que vai levar na mala são os espaços para bagagem no trem. Nem todos os trens têm lugares para bagagens maiores. Geralmente é um maleiro pequeno acima da cabeça, um espaço entre vagões ou um espaço entre os assentos. Por isso, faça sua mala de forma inteligente e um tamanho  razoável. 
 

2) Lugar para bagagem na estação

Às vezes queremos apenas passar o dia em uma cidade e seguir para um outro destino no mesmo dia. E aí, o que fazer com a bagagem? A maioria das estações de trem na Europa têm serviço de guarda-volumes.

Geralmente são self-service e alguns podem ser pagos até com cartão de crédito.
 

3) Sempre que possível faça reserva

A reserva de assento garante sua tranquilidade na viagem. Caso já saiba o dia e o período que pretende viajar, solicite as opções de horários para aquele trecho desejado. Os preços das reservas variam bastante e para alguns trens, como os trens de alta velocidade, elas podem ser caras e obrigatórias. Mas para outros, são apenas alguns euros que compram a sua tranquilidade.
 

4) Comida a bordo

Nem todos os trens têm vagão-restaurante ou snack bar e a qualidade também pode variar bastante, mas uma coisa não varia: os preços que geralmente não são muito convidativos. Uma opção é trazer o seu próprio lanche. Caso viaje de 1ª classe, alguns trens como na Espanha, Alemanha e o França oferecem café, chá em alguns casos, snacks ou refeições.
 

5) Dormindo no trem

Muitos trechos de longa distância, possuem opção de viajem noturna. As cabines podem ser individuais, compartilhadas ou também existem as poltronas reclináveis. Em alguns casos, como no trem-hotel de Lisboa para Madri, existe banheiro privativo e chuveiro na cabine. Dessa maneira você economiza uma noite de hotel e ganha um dia a mais para passear na cidade. As reservas de assento em trens noturnos são sempre obrigatórias.

Lembre-se: temos bilhetes e passes de trens para todos os gostos e bolsos. Não espere a mesma qualidade de trens em todos os países. A diversidade européia se reflete na sua rede ferroviária. A maior dica que se pode dar é planejar muito bem e fazer as contas para saber qual opção é mais vantajosa. No Brasil cobra-se taxa de emissão, e o importante é fazer com antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.